Skip directly to content

 (67) 3342-5486   funcional@funcionalms.com.br      ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS:    

Como funciona a terceirização em startups?

05/08/2022

Atualmente, além da possibilidade de terceirizar o trabalho de apenas atividades-meio, ou seja, aquelas não fazem parte do objetivo principal da empresa como, por exemplo, limpeza, vigilância e contabilidade, também é legalmente possível terceirizar atividades-fim, que são aquelas que são a área de atuação de um negócio em si. Dessa forma, a contratação, remuneração e gerenciamento dos trabalhadores ficam a cargo da empresa terceirizada, não importando quem irá executar o serviço, mas sim que ele seja realizado.

Assim, a terceirização para as Startups, ou outsourcing, que é a expressão em inglês utilizada para denominar a prática de terceirização de serviços, é uma maneira de obter serviços especializados com redução de custos e otimização de tempo, impulsionando, consequentemente, a produtividade da empresa.

Dessa forma, com a prática da terceirização, as empresas podem concentrar seus recursos e esforços na sua própria área produtiva, ou seja, a área que é especializada, aprimorando a qualidade do produto e sua competitividade no mercado, ao passo que conseguem uma redução de custos, principalmente dos custos fixos, transformando em variáveis, e aumentando os lucros da empresa, gerando mais eficiência em suas ações, além de economia, com a eliminação real de desperdícios.

Com a terceirização, haverá uma diminuição do espaço ocupado na empresa, não só de pessoal como também no material, ocorrendo um aperfeiçoamento de mão-de-obra, distribuição de rendas entre os participantes deste processo, concentração de esforços na atividade-fim da empresa, especialização no serviço, concorrência e produtividade para todo o mercado.

Em qualquer situação, orientamos uma consulta prévia com um especialista no assunto para melhor orientação na hora de investir na terceirização para sua startup.

Fonte: Valor Investe / Globo