Skip directly to content

 (67) 3342-5486   funcional@funcionalms.com.br      ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS:    

Quem Somos

A Funcional surgiu em 1998 a partir de uma percepção de que muitas empresas vinham buscando transferir a terceiros atividades de apoio como um meio de reduzir custos e tornar sua estrutura mais leve.

Com efeito, abria-se uma oportunidade de negócio para dois futuros empresários que trabalhavam juntos no chamado Departamento de Pessoal de uma grande empresa familiar do ramo de financiamento imobiliário.

Neste momento, a necessidade de empreender se impunha fortemente, pois a empresa em que trabalhavam já estava analisando aspectos regulatórios no sentido de desmobilizar as operações e caminhar para o encerramento das atividades.

A partir deste cenário, e com a experiência acumulada na área de recursos humanos, os sócios organizaram o negócio e fundaram a Funcional Agenciamento e Locação de Mão de Obra Ltda, que em menos de dois anos já tinha em sua carteira de clientes mais de vinte contas, sendo quatro estratégicas (Águas Guariroba, Bunge, Enersul e SESC/MS).

Não havia um marco legal e o mercado era balizado por um enunciado do TST (Súmula 331), que gerava muita insegurança jurídica quanto ao campo de atuação, especialmente por ser um setor intensivo em mão de obra e com uma particularidade, que era a relação triangular que se dava entre o trabalhador, a prestadora e a tomadora do serviço.

Nesse contexto, a atividade desempenhada ainda se dava mais como locação de mão de obra do que como serviço especializado, o que gerava uma entrega menos técnica e mais suscetível a passivos trabalhistas.

A partir daí, começamos a trabalhar uma redefinição do serviço ofertado com um posicionamento de mercado mais voltado para a prestação de serviços técnicos especializados com foco na limpeza e higienização corporativa.

Alteramos o objeto e a razão social da empresa – que passou a se chamar Funcional Prestadora de Serviços Técnicos Ltda mantendo o CNPJ 02.680.822/0001-96, investimos em pessoal técnico e alguns treinamentos, e começamos a participar mais ativamente de eventos especializados do setor, inclusive com uma aproximação mais intensa às entidades classistas do segmento, o que nos rendeu inclusive algumas premiações específicas do segmento de asseio e conservação, como o “Mérito em Serviços” da FEBRAC.

Em 2005 houve uma alteração societária, saindo um dos sócios administradores e entrando um sócio investidor, sem participação no dia a dia dos negócios. A empresa “ganhou” um concorrente com informações privilegiadas sobre ela, teve que administrar uma abordagem agressiva em seus contratos, mas conseguiu manter em sua base quase oitenta por cento da sua carteira de clientes, consolidando-se como um player estruturado a ponto de expandir sua base nos anos seguintes.

Em 2008 tivemos a oportunidade de participar de um programa do SEBRAE em conjunto com a entidade sindical do setor denominado “Serviços em Ação”, voltado para a melhoria dos processos e da gestão como um todo através de cursos, seminários e consultorias.

No ano de 2009 conseguimos junto à Secretaria de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho o registro e autorização para o exercício da atividade como empresa de trabalho temporário, agregando ao portfólio o serviço de fornecimento de mão de obra temporária pela Lei 6.019/74.

Na área da limpeza profissional, trouxemos em 2015 a concessão norte americana do serviço especializado de limpeza e reparação de tetos, superfícies e estruturas em altura da Ceiling Pro International, com execução sustentável (sem utilização de água e com pouquíssimos resíduos gerados).

O ano de 2016 foi marcado pela mudança da categoria empresarial da Funcional, que se transformou em Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI). Nesse mesmo ano, levamos para a entidade sindical projeto idealizado por nós voltado à capacitação da mão de obra de asseio e conservação, participando ativamente da estruturação e implantação da escola de capacitação PROFAC, com modelo pedagógico próprio e itinerário formativo voltado para a área de limpeza e conservação e mão de obra terceirizada.

Focada em boas práticas, organização interna, capacitação, inovação e responsabilidade social e ambiental, ainda sentíamos a necessidade de aprimorarmos o modelo de gestão da empresa, com foco na qualidade. Daí surgiu a intenção de buscarmos uma certificação que atendesse aos requisitos da ISO 9001 através do programa PQF MS.

Missão
Prestar serviços de excelência.

Visão
Crescer de forma sustentável.

Valores
Bem servir – Realizar as atividades com zelo, dedicação, respeito, presteza e cordialidade;
Integridade – Ser honesto, transparente, cumprir seus compromissos para com a empresa e com a sociedade;
Sustentabilidade – Utilizar os recursos do presente, sem comprometer as gerações futuras, equilibrando os propósitos econômicos, sociais e ambientais;
Excelência – Buscar a melhoria contínua e a inovação dos serviços.

Politica
Oferecer soluções terceirizadas em facilities com qualidade no atendimento, práticas sustentáveis, responsabilidade social e ambiental e segurança jurídica, buscando atender as necessidades e expectativas dos clientes por meio de uma equipe capacitada, infraestrutura adequada e capacidade inovativa, comprometendo-se com o atendimento a requisitos e com a melhoria contínua do Sistema de Gestão e Qualidade.

Objetivos

  • Aumentar e consolidar a posição da Funcional no mercado;
  • Aumentar a satisfação dos clientes;
  • Buscar a melhoria contínua do SGQ;
  • Melhorar a capacitação dos nossos profissionais do segmento continuado seguindo o itinerário formativo;
  • Buscar o desempenho eficaz dos colaboradores;
  • Melhorar a entrega dos serviços.

 

Depoimentos

O atendimento da equipe Funcional é sinônimo de eficiência em todos os processos, o que reflete na garantia da qualidade da imagem da nossa empresa. São extremamente cuidadosos e atentos aos detalhes. Em resumo, excelência e tranquilidade traduz a nossa relação com a Funcional.

Estevão Congro
Diretor Executivo - Grupo RCN e Rádio CBN Campo Grande

Utilizamos há vários anos o serviço da Funcional, com destaque para os seguintes pontos positivos: a baixa rotatividade dos funcionários fixos, o que é muito importante para a nossa identidade; funcionários fixos qualificados de bom nível de relacionamento e atenção às nossas condições para a prestação do serviço.

Domingos Guimarães
Gerente de negócios - Financial Imobiliária e Administradora de Imóveis

A Funcional tem uma longa história de atendimento à nossa empresa, sempre com profissionais de qualidade. Destaco a grande capacidade de adaptação e excelência no atendimento

Vanderley Mazine
Diretor administrativo e financeiro - TV Morena